Integrantes da Rede

A governança é conformada por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classe, secretarias afins do governo do Estado e empresas âncora.

ABICALÇADOS

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil. Fundada em 1983, a entidade, sediada em Novo Hamburgo (RS), possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.

ABIMAQ

Atua no setor há mais de 80 anos em favor do fortalecimento da Indústria Nacional, mobilizando e realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial

ABINEE

A ABINEE é a entidade que representa o setor eletroeletrônico brasileiro em diversas esferas, como o poder executivo, instituições governamentais, centros de pesquisa e instituições privadas, visando promover o desenvolvimento do setor elétrico e eletrônico no País. Fundada em 1963, a ABINEE possui mais de 500 associadas e integra a Câmara Brasileira da Indústria 4.0.

ABRAMEQ

A Abrameq é uma entidade sem fins lucrativos com a missão de aprimorar e internacionalizar as indústrias de máquinas para couro e calçados. A entidade promove a educação, treinamento e ações para a melhoria técnica, comercial e administrativa dos seus associados. Desde 2015 tem realizado ações disseminando os conceitos e benefícios da indústria 4.0, incluindo “cases de aplicação“ reais e opções de soluções tecnológicas disponíveis.

ACATE

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) é a principal entidade representativa do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação no estado de Santa Catarina. Fundada em Florianópolis, atua ativamente para fortalecer o ecossistema local, conectando empresas de todos os portes – desde startups até grandes corporações – com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade.

A associação desempenha um papel crucial na promoção de conexões, fomento a novos negócios, internacionalização de empresas e no apoio à criação de ambientes de inovação em diversas regiões do estado. Por meio de programas, eventos e parcerias, a ACATE busca qualificar o setor de tecnologia catarinense e consolidá-lo como um propulsor de desenvolvimento sustentável.

AGCO

A AGCO Corporation é uma multinacional americana, líder global em projeto, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas. Fundada em 1990, a empresa atua em mais de 140 países e é proprietária de marcas renomadas como Massey Ferguson, Valtra, Fendt, Challenger e GSI.

A AGCO se dedica a fornecer soluções inteligentes e sustentáveis para a agricultura, com foco em tratores, colheitadeiras, pulverizadores, implementos e tecnologias de agricultura de precisão. A empresa tem unidades de fabricação no Brasil, como em Ibirubá (RS) e Marau (RS), e busca constantemente acelerar a inovação e a eficiência para apoiar os agricultores na tarefa de alimentar o mundo de forma mais produtiva e sustentável.

AHK – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no RS

A AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha) é a principal instituição que representa os interesses da economia alemã no Brasil e promove as relações econômicas bilaterais entre os dois países. Presente em diversas regiões, incluindo o Rio Grande do Sul (AHK RS), a AHK faz parte de uma rede global de Câmaras Alemãs em 93 países.

Sua atuação abrange a promoção de negócios, o fomento à inovação, o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento sustentável. A AHK oferece uma gama de serviços que incluem consultorias, organização de feiras e eventos, formação profissional e apoio à internacionalização de empresas, servindo como uma ponte estratégica para empresas brasileiras e alemãs que buscam oportunidades de investimento e parceria.

APL Automação e controle

O APL Automação e Controle é um cluster empresarial do setor eletroeletrônico gaúcho, que reúne empresas e entidades parceiras, atuando em conjunto para potencializar o desenvolvimento econômico do segmento de automação (industrial, comercial e predial) da região, que é o principal polo de automação no Brasil. O APL Automação e Controle participou de projetos em parceria com Universidades para diagnóstico e implantação de sistemas de indústria 4.0 em empresas.

ASSESPRO-RS

Associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas nacionais fornecedoras de software e prestadoras de tecnologia da Informação. Fundada em 17/12/1979, tem como objetivo representar a nível nacional, o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade busca contribuir para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia da informação (TI) regidas sob as leis brasileiras e a representação institucional dos seus interesses perante as autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros.

Bruning

A Bruning (ou Bruning Tecnometal) é uma empresa brasileira com sede em Panambi, Rio Grande do Sul, e uma longa história que remonta a 1947. Ela é especializada na transformação de metais e no desenvolvimento de soluções e componentes de alta complexidade para diversos segmentos da indústria.

A empresa atua principalmente nos setores agrícola, automotivo, rodoviário e de construção, fornecendo peças e estruturas para grandes montadoras e fabricantes. A Bruning Tecnometal se destaca pelo investimento contínuo em tecnologia, um moderno parque fabril, foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e um compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.

EMBRAPII

A EMBRAPII, sigla para Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, é uma organização social privada sem fins lucrativos que tem como missão impulsionar a inovação na indústria brasileira. Criada em 2013 e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ela atua como um elo estratégico entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas.

Seu modelo de atuação é conhecido pela agilidade e flexibilidade, compartilhando os riscos de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com as empresas. A EMBRAPII financia uma parte dos projetos com recursos não reembolsáveis, estimulando a indústria a inovar mais e com maior intensidade tecnológica em áreas como tecnologias aplicadas, mecânica e manufatura, biotecnologia, materiais e química, e tecnologia da informação e comunicação, visando fortalecer a competitividade das indústrias brasileiras nos mercados interno e internacional.

Feevale

A Feevale é uma Universidade comunitária brasileira, localizada em Novo Hamburgo, no Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. Fundada em 1969 como uma instituição de ensino superior, conquistou o status de universidade em 2010.

Reconhecida por sua excelência acadêmica e foco na inovação, a Feevale oferece uma vasta gama de cursos de graduação, pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado) em diversas áreas do conhecimento. A instituição se destaca por suas parcerias internacionais, um corpo docente qualificado e estruturas como o Feevale Techpark e o Hub One, que incentivam o desenvolvimento de novas empresas, tecnologias e a indústria criativa, conectando o conhecimento acadêmico com as demandas do mercado e da sociedade.

FIERGS – CITEC

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) é a entidade de representação sindical da indústria gaúcha. Junto com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), atua por políticas que fortaleçam o setor industrial nos cenários estadual, nacional e internacional, objetivando um ambiente que favoreça a competitividade, a inovação tecnológica e o desenvolvimento.

Neste contexto, o Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS desempenha um papel estratégico. É o fórum responsável por debater, propor e articular ações focadas diretamente na pauta de inovação e tecnologia para a indústria gaúcha. O CITEC trabalha ativamente para identificar desafios, propor soluções, fomentar parcerias e influenciar políticas que estimulem a adoção de novas tecnologias e a cultura de inovação entre as empresas do Rio Grande do Sul, alinhando-se aos objetivos da FIERGS de gerar valor, renda e emprego, e elevar a qualidade de vida.

FUNDEP

A Fundep, sigla para Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, é uma fundação de apoio de direito privado que atua na gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação. Originária do apoio à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sua expertise se estende a parcerias com outras instituições de ensino, órgãos públicos e empresas privadas.

A Fundação é reconhecida por sua competência em gestão de projetos, atuando desde a elaboração de propostas e captação de recursos até a prestação de contas, além de gerenciar concursos e processos seletivos. A Fundep desempenha um papel crucial na conexão de atores do sistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), facilitando a execução de iniciativas que geram conhecimento e tecnologia para o benefício da sociedade e da indústria.

FURG – iTec

O iTec/FURG (Centro de Robótica e Ciência de Dados) é uma unidade de inovação tecnológica vinculada à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ele se especializa em sistemas robóticos e automação, utilizando como base ferramentas de visão computacional e ciência de dados.

O iTec/FURG também opera como uma unidade EMBRAPII, desenvolvendo projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em parceria com empresas. Suas atividades incluem a criação e integração de soluções para sistemas robóticos e automação industrial, atuando em laboratórios focados em percepção inteligente, prototipagem avançada e tecnologias da Indústria 4.0, como captura de movimentos e automação robótica inteligente.

General Motors

A General Motors (GM), uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, está ativamente engajada na transformação da Indústria 4.0, aplicando tecnologias avançadas para otimizar seus processos de manufatura globalmente. A empresa adota uma abordagem de “manufatura inteligente”, integrando dados, inteligência artificial e robótica para elevar a eficiência, produtividade, qualidade e segurança em suas operações.

A GM tem sido pioneira no uso de tecnologias como a robótica em suas linhas de montagem e continua a investir em soluções de automação, validação virtual, sistemas MES (Manufacturing Execution System) e no desenvolvimento de “gêmeos digitais”. Com iniciativas como o “GM Innovation Day” em parceria com aceleradoras de Indústria 4.0, a empresa busca aprimorar suas fábricas para o futuro da mobilidade, incluindo a produção de veículos eletrificados com processos de fabricação cada vez mais conectados e eficientes.

Grupo Randon

A Randoncorp (anteriormente Empresas Randon) é um dos grandes exemplos da aplicação da Indústria 4.0 no Brasil, especialmente no setor de implementos rodoviários. A empresa tem investido significativamente na transformação digital de suas plantas, como evidenciado pela “Estamparia 4.0” em Caxias do Sul (RS), que integra sistemas de armazenamento automatizados, monitoramento em tempo real, gerenciamento de estoque e conexão entre máquinas para otimizar a produtividade e a segurança.

Além de modernizar suas próprias operações, a Randoncorp criou a Randon Tech Solutions (RTS) Industry, uma unidade dedicada ao desenvolvimento de soluções de automação industrial, incluindo a fabricação e comercialização de células robotizadas e smart manufacturing. A empresa também aposta em tecnologias como Inteligência Artificial e “gêmeos digitais”, e em seu Centro Tecnológico Randon (CTR), reforçando seu compromisso com a pesquisa e desenvolvimento e a aceleração da inovação para se manter na vanguarda da era digital.

IEITEC – Instituto de Inovação Tecnológica

O IEITEC é uma ICT privada sem fins lucrativos, localizada em Canoas/RS, fundada em 1989, com a finalidade de realizar atividades de pesquisa básica e aplicada de caráter científico, tecnológico e de inovação, visando atender demandas de PD&I das indústrias e empresas da região. Nos últimos anos a instituição vem contribuindo e atuando em projetos de cooperação com as industrias com forte atuação nas linhas de PD&I em tecnologias de indústria 4.0 e manufatura avançada.

IFRS Campus Canoas

Campus Canoas do IFRS oferta educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Inova RS Serra e Hortênsias

O programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações visam a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico, com base na definição de prioridades locais, valorizando os potenciais regionais, como a Indústria 4.0 na Serra e Hortênsias.

Instituto Agregar

O Instituto Agregar é um hub de inovação situado no noroeste do Rio Grande do Sul, com sede em Panambi, focado em construir pontes entre o presente e o futuro da indústria e do agronegócio. Sua missão é impulsionar a inovação e o desenvolvimento regional por meio da conexão, inovação e sensibilização, promovendo encontros entre empresas, universidades, poder público e a comunidade para gerar soluções tecnológicas e sustentáveis.

No contexto da Indústria 4.0, o Instituto Agregar é um agente ativo, organizando eventos e iniciativas que abordam temas cruciais como 5G, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing e Analytics. Ele fomenta a transformação digital e a implementação de tecnologias avançadas nas indústrias e no agronegócio da região, buscando otimizar processos, agregar eficiência operacional e impulsionar a competitividade do setor produtivo local na era da manufatura avançada.

ISI Mecatrônica

O ISI Mecatrônica é o Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica, com uma unidade importante localizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Este instituto faz parte da rede de Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, dedicando-se ao desenvolvimento e aplicação de soluções na área da mecatrônica.

Ele atua na integração de conhecimentos de mecânica, eletrônica e informática para desenvolver e aprimorar produtos, processos e sistemas industriais automatizados. O ISI Mecatrônica oferece serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, consultorias tecnológicas e capacitação profissional, contribuindo para a competitividade da indústria, especialmente no contexto da Indústria 4.0.

ISI Petróleo, Gás e Energia

O ISI Petróleo é o Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Ele faz parte da rede de Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, dedicando-se a impulsionar o setor de energia no Brasil.

Este instituto atua na prestação de serviços metrológicos, consultoria tecnológica, e realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos nas áreas de Petróleo, Gás e Energia. Com infraestrutura flexível e equipe especializada, o ISI Petróleo contribui para o aumento da produtividade e competitividade das empresas do setor.

ISI SIM

O ISI SIM é o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Sensoriamento e Manufatura Digital, localizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Ele integra a rede de Institutos SENAI de Inovação e dedica-se ao desenvolvimento de tecnologias industriais.

O instituto atua em áreas como manufatura digital, sensoriamento, visão computacional e metrologia 3D, além de processos avançados de fabricação. Como uma unidade EMBRAPII, o ISI SIM também desenvolve projetos de pesquisa e inovação em parceria com empresas, oferecendo soluções tecnológicas e otimização de processos para o setor produtivo.

ITEC/FURG

O iTec/FURG Unidade Embrapii é um Centro de Inovação vinculado ao Parque Científico e Tecnológico Oceantec da Universidade Federal do Rio Grande. Credenciado junto à Embrapii desde 2020, o iTec/FURG atua há 20 anos na produção e aceleração tecnológica para o setor produtivo através de projetos de inovação voltados para sistemas robóticos e automação, com base ferramental de visão computacional e ciência de dados. É Embaixadora NVIDIA no Brasil e também credenciada junto a ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

John Deere

A John Deere é uma empresa global de tecnologia que lidera a revolução da Indústria 4.0 no setor agrícola, com forte foco na Agricultura de Precisão e na Manufatura Inteligente. A empresa investe em fábricas com foco em tecnologias 4.0, como a unidade em Goiás, que irá ampliar a produção de pulverizadores com câmeras e inteligência artificial embarcada.

Sua estratégia de inovação inclui o desenvolvimento de soluções de conectividade (com meta de 1,5 milhão de máquinas conectadas globalmente até 2026), automação, telemetria, visão computacional, machine learning e robótica para otimizar operações no campo. Através do John Deere Operations Center™ e parcerias com hubs de inovação como o AgTech Garage, a empresa busca aprimorar a gestão de lavouras, reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e a sustentabilidade, exemplificando a aplicação da Indústria 4.0 diretamente no agronegócio.

Marcopolo

A Marcopolo, líder global na fabricação de carrocerias de ônibus, está ativamente engajada na transformação da Indústria 4.0 para otimizar seus processos de manufatura e impulsionar a inovação. A empresa tem realizado investimentos significativos em tecnologia de ponta, como a nova fábrica de peças poliméricas em Farroupilha (RS), que utiliza injeção robotizada de última geração e pesquisa com grafeno, buscando a substituição de componentes tradicionais e a ampliação da automação industrial.

A estratégia da Marcopolo para a Indústria 4.0 abrange a digitalização de seus projetos, a implementação de manufatura avançada e a busca por maior eficiência operacional, qualidade e redução de desperdícios em suas linhas de produção. A empresa também possui a “Next”, sua divisão de inovação, que busca otimizar processos internos, conectar-se com o ecossistema empreendedor e desenvolver soluções para o futuro da mobilidade, com foco em produtos mais sustentáveis e conectados.

Movergs

Há mais de três décadas, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – MOVERGS é a entidade que representa as indústrias do setor moveleiro gaúcho e trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade trabalha na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional. Os indicadores revelam o quão expressivo é o segmento para a economia gaúcha, seja na geração de empregos, renda e tributos.

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul

Universidade Comunitária, Instituição de Ensino e Pesquisa – Oferta cursos de graduação e pós-graduação (Lato e Sticto Sensu) nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Ciências de Dados; além de desenvolver pesquisas em diversos campos da Indústria 4.0, como, por exemplo: Internet das Coisas, Machine Learning, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Cybersecurity, Simulação Computacional, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação

A Reginp, ou Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (anteriormente Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos), é uma associação fundamental para o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Sua principal missão é promover o crescimento de incubadoras, parques tecnológicos e outros ambientes que fomentam o empreendedorismo e a inovação, atuando como articuladora para o desenvolvimento de redes de cooperação tecnológica e a geração de novos produtos, empregos e valor.

No contexto da Indústria 4.0, a Reginp desempenha um papel crucial ao integrar esforços e recursos para alavancar a competitividade da indústria gaúcha. Ela atua na conexão de demandas e desafios industriais com fornecedores de tecnologias 4.0, promove debates e eventos sobre temas como 5G, Inteligência Artificial e IoT, e colabora em iniciativas como a “Rede RS Indústria 4.0”, impulsionando a transformação digital e a adoção de tecnologias avançadas nas empresas do estado.

Sebrae RS

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma entidade privada brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1972. Sua missão é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, além de estimular o empreendedorismo em todo o país. Para isso, o Sebrae oferece capacitação, consultorias, acesso a informações e ferramentas, e atua na articulação de políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios para os pequenos empreendimentos.

Com atuação em todo o território nacional, através de uma sede em Brasília e unidades em todos os estados, o Sebrae se consolidou como um parceiro fundamental para quem deseja abrir ou já possui um negócio. A instituição oferece suporte em diversas fases da jornada empreendedora, desde a formalização e gestão empresarial até a busca por inovação e acesso a mercados, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

SENAI/RS

Diagnóstico para a Indústria 4.0, Consultorias de Otimização, Automação e Digitalização. Desenvolvimento de Processos e Produtos para a Indústria 4.0, com o apoio de fontes de fomento (Embrapii, Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, Plataforma de Inovação), além de contar com equipe especializada para a capacitação de profissionais através de cursos customizados à necessidade industrial e oferta de cursos de pós-graduação voltados à aplicação das Tecnologia Habilitadoras.

SICT

Criada em janeiro de 2019, a SICT propõe, coordena e supervisiona a política do Governo do Estado voltada à Inovação, Ciência e Tecnologia.
Como estratégia de atuação, a SICT atua a partir de projetos estruturantes, que disseminem as principais diretrizes e seus objetivos, alinhados com uma perspectiva de transformação e inserção de novas tecnologias portadoras de futuro, no apoio às parcerias entre Universidades e empresas, na modernização de setores tradicionais da economia e no fomento à inovação nos negócios.

SIMECS

O SIMECS, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, desenvolve ações para transformar a região através da promoção de mudanças tecnológicas e sociais, com o objetivo principal de fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da indústria.
Com o projeto Do Lean à Indústria 4.0, o SIMECS busca inserir as indústrias no processo de transformação digital, indústria inteligente e cultura da inovação, possibilitando aos associados o desenvolvimento e aprimoramento de seus processos produtivos, melhorando assim a produtividade e reduzindo os custos de produção.

SINDIMETAL RS

Com uma base territorial que compreende 35 municípios do Vale do Sinos, Caí e Encosta da Serra, o SINDIMETAL RS representa e defende os interesses das categorias metalmecânica e eletroeletrônica, promovendo ações que visam o desenvolvimento das empresas. Tem em seu histórico a realização de diversos fóruns, meetings e um programa de capacitação, com foco nas temáticas Lean Manufacturing e produtividade, além de um Grupo Estratégico de Produtividade, que busca desmistificar a indústria 4.0.

Sindmóveis

O Sindmóveis, Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, é a entidade que representa as 300 empresas do principal polo moveleiro do país em termo de peças produzidas e número de empresas (IEMI), que engloba os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.
A entidade foi fundada em 1977 para representar formalmente as indústrias moveleiras localizadas no município de Bento Gonçalves e adjacências. Além da representação sindical, o propósito da entidade é fomentar condições de desenvolvimento para o setor, seja por meio de apoio aos associados,

STIHL

A Stihl, líder global em ferramentas motorizadas portáteis, está profundamente engajada na Indústria 4.0, aplicando conceitos e tecnologias avançadas em sua produção e em seus produtos, especialmente em sua fábrica em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A empresa realiza altos investimentos em automação industrial, integração de sistemas, segurança cibernética, realidade aumentada e Internet das Coisas (IoT) para aumentar a produtividade e qualificar a manufatura, além de promover internamente o “Fórum de Inovação STIHL i4.0” para capacitar seus colaboradores nas novas tecnologias da era digital.

Além de otimizar seus processos fabris com manufatura inteligente, a Stihl também estende a Indústria 4.0 para suas soluções e serviços, como o sistema “STIHL Connected”. Este sistema, por meio de conectores inteligentes, permite o monitoramento de equipamentos em tempo real, gestão de frotas e manutenção preditiva. A empresa ainda investe em robótica, com produtos como o cortador de grama robótico iMOW, e em parcerias com startups via STIHL Ventures, reforçando seu compromisso com a inovação e a transformação digital em seus mercados de atuação.

TecnoUCS

O TecnoUCS é o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), localizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Este ambiente é um agente central na promoção da Indústria 4.0 na região, atuando como um catalisador para transformar o conhecimento acadêmico em soluções aplicáveis ao mercado, seja no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos, métodos e processos.

Alinhado aos conceitos da 4ª Revolução Industrial, o TecnoUCS foca em inovações em automação, controle, tecnologia da informação, sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, contribuindo para a digitalização e aprimoramento da manufatura. Ele colabora em projetos que utilizam tecnologias como robótica e inteligência artificial para a qualificação industrial, buscando posicionar a região como referência global em inovação e Indústria 4.0, através da sinergia entre universidade, empresas e o poder público.

UERGS

Universidade pública estadual que atua com ensino, pesquisa e extensão, sendo ator como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) para pesquisas em métodos e tecnologias para suporte a implantação dos conceitos de Indústria 4.0, prestando consultoria científica e aplicada.

UFPEL

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem se destacado ativamente na promoção e pesquisa sobre a Indústria 4.0, especialmente através de iniciativas como o NEAI 4.0 (Núcleo de Estudos Aplicados em Indústria 4.0), vinculado ao seu Centro de Engenharias. Este núcleo desenvolve pesquisas, publicações e capacitações focadas nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial.

A UFPel contribui para a Indústria 4.0 por meio de projetos que investigam as perspectivas da manufatura avançada no Brasil e no Sul do Rio Grande do Sul, além de focar na implantação de sistemas de sensoriamento inteligente baseados em IIoT e IoT. A universidade também prepara profissionais para essa nova era industrial, oferecendo disciplinas como “Tópicos em Indústria 4.0” e uma Especialização em “Indústria 4.0 e Transformação Digital”, e atua na REDE RS Indústria 4.0, consolidando seu papel na transformação digital do setor produtivo.

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

A UFSM contribui ativamente para a compreensão e implementação da Indústria 4.0, com estudos que analisam o impacto dessas tecnologias na gestão organizacional e na transformação dos processos produtivos. A universidade também se envolve em projetos práticos, como a aplicação de manufatura aditiva (impressão 3D) em equipes de engenharia para otimizar o desenvolvimento de produtos, e investiga o comportamento inovador no contexto da Indústria 4.0 em setores como o metalmecânico, buscando formas de adaptar e fortalecer as empresas diante dos desafios da digitalização. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem se dedicado à pesquisa e à discussão dos conceitos e aplicações da Indústria 4.0. Através de seus programas de pós-graduação e pesquisas, a universidade aborda temas cruciais da Quarta Revolução Industrial, como Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e robótica.

ULBRA

Entidade de ensino superior com graduação, especialização, mestrado e doutorados, formando profissionais nas mais diversas áreas, especificamente na engenharia possuímos cursos em: produção, elétrica, química, civil, mecânica e mecânica automotiva.

UNIJUI

A UNIJUI atua na região noroeste do estado do Rio Grane do Sul na área de ensino, pesquisa e extensão e mantém uma unidade de relacionamento e interação com a sociedade, AGIT – Agência de Inovação e Tecnologia como uma instância estratégica que atua como facilitadora dos processos administrativos de inovação e tecnologia desenvolvidos prioritariamente a partir da interação Universidade-governo-empresa e a Criatec Incubadora de empresas de inovação tecnologica.

Unilasalle

A Sociedade Porvir Científico denominada de Unilasalle possui atuação em cinco áreas do conhecimento: Gestão e Negócios, Inovação e Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida, Direito e Política, Educação e Cultura. Atualmente possui os cursos de engenharia de produção e engenharia elétrica atuando com diversas disciplinas relacionadas a indústria 4.0

Unisinos

A Unisinos é a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, uma instituição de ensino superior privada, confessional de orientação jesuíta, localizada principalmente em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e com um campus em Porto Alegre e polos de educação a distância em outras cidades.

Fundada em 1969, é conhecida por sua excelência acadêmica e por abrigar um dos maiores polos de informática do Rio Grande do Sul, além de ser a primeira universidade da América Latina a conquistar a certificação ambiental ISO 14001. A Unisinos oferece cursos de graduação, pós-graduação, especializações e MBAs em diversas áreas como Gestão e Negócios, Saúde, Politécnica, Humanidades, Direito e Indústria Criativa.

Universidade de Caxias do Sul

A UCS, por meio de seus ambientes de inovação, desenvolve projetos de consultoria, pesquisa e desenvolvimento, cursos de extensão e pós-graduação junto à comunidade empresarial de sua abrangência. De fato, vem promovendo o mapeamento da maturidade da região na temática 4.0 e auxiliando na formação de profissionais e escolha das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 nas respectivas organizações.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS

Através dos seus laboratórios, a UFRGS desenvolve projetos de pesquisa aplicada com empresas dos diferentes setores, sendo estes relacionados às diferentes tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Os projetos podem variar desde o desenvolvimento e aplicação de tecnologias (hardware e software) até consultorias para o desenvolvimento da Jornada 4.0 e transformação digital das empresas.

URI CAMPUS DE ERECHIM

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim, é um universidade comunitária que atua na formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Em 2017 instituiu-se o Programa URI Indústrias para o desenvolvimento de projetos junto à empresas da região. O Programa integra professores, técnicos e alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção no desenvolvimento de produtos, soluções para implantação de tecnologias e modelos de negócio – nas modalidades de P&DI e consultoria, para a Indústria 4.0.

Faça parte da Rede!

A governança da Rede é composta por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classes, secretarias afins do governo do Estado e empresas do RS que já estão avançadas na implementação dos conceitos da Indústria 4.0, denominadas “empresas âncora”. Se você faz parte de uma destas organizações e deseja participar da Rede, faça seu cadastro aqui.