Integrantes da Rede

A governança é conformada por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classe, secretarias afins do governo do Estado e empresas âncora.

ABICALÇADOS

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil. Fundada em 1983, a entidade, sediada em Novo Hamburgo (RS), possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.

ABII

Associação sem fins lucrativos com a missão de promover o crescimento acelerado da Internet Industrial através da coordenação de um ecossistema criador de iniciativas voltadas à integração, controle e conexão segura entre máquinas, sistemas, processos e pessoas por meio de arquiteturas comuns e padrões abertos, visando a geração de resultados transformadores às diferentes indústrias e infraestrutura pública.

ABIMAQ

Atua no setor há mais de 80 anos em favor do fortalecimento da Indústria Nacional, mobilizando e realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial

ABINEE

A ABINEE é a entidade que representa o setor eletroeletrônico brasileiro em diversas esferas, como o poder executivo, instituições governamentais, centros de pesquisa e instituições privadas, visando promover o desenvolvimento do setor elétrico e eletrônico no País. Fundada em 1963, a ABINEE possui mais de 500 associadas e integra a Câmara Brasileira da Indústria 4.0.

ABRAMEQ

A Abrameq é uma entidade sem fins lucrativos com a missão de aprimorar e internacionalizar as indústrias de máquinas para couro e calçados. A entidade promove a educação, treinamento e ações para a melhoria técnica, comercial e administrativa dos seus associados. Desde 2015 tem realizado ações disseminando os conceitos e benefícios da indústria 4.0, incluindo “cases de aplicação“ reais e opções de soluções tecnológicas disponíveis.

APL Automação e controle

O APL Automação e Controle é um cluster empresarial do setor eletroeletrônico gaúcho, que reúne empresas e entidades parceiras, atuando em conjunto para potencializar o desenvolvimento econômico do segmento de automação (industrial, comercial e predial) da região, que é o principal polo de automação no Brasil. O APL Automação e Controle participou de projetos em parceria com Universidades para diagnóstico e implantação de sistemas de indústria 4.0 em empresas.

ASSESPRO-RS

Associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas nacionais fornecedoras de software e prestadoras de tecnologia da Informação. Fundada em 17/12/1979, tem como objetivo representar a nível nacional, o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade busca contribuir para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia da informação (TI) regidas sob as leis brasileiras e a representação institucional dos seus interesses perante as autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros.

EMBRAPII

FIERGS

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) é a entidade de representação sindical da indústria gaúcha. Junto com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), atua por políticas que fortaleçam o setor industrial nos cenários estadual, nacional e internacional, objetivando um ambiente que favoreça a competitividade, a inovação tecnológica e o desenvolvimento. Organizada em sindicatos representativos, a FIERGS participa da interlocução com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sempre posicionando-se na defesa do crescimento econômico, da expansão dos negócios com geração de valor, de mais renda e emprego e da elevação da qualidade de vida. Neste contexto, trabalha pela valorização do empresário industrial.

IEITEC – Instituto de Inovação Tecnológica

O IEITEC é uma ICT privada sem fins lucrativos, localizada em Canoas/RS, fundada em 1989, com a finalidade de realizar atividades de pesquisa básica e aplicada de caráter científico, tecnológico e de inovação, visando atender demandas de PD&I das indústrias e empresas da região. Nos últimos anos a instituição vem contribuindo e atuando em projetos de cooperação com as industrias com forte atuação nas linhas de PD&I em tecnologias de indústria 4.0 e manufatura avançada.

IEL/RS

O IEL/RS por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia-CITEC atua como órgão consultivo da Diretoria da FIERGS, que tem atuação estratégica para a indústria gaúcha. Tendo como objetivo promover a melhoria do ambiente de negócios e o aumento da competitividade das empresas, é um fórum de discussão, formulação e articulação institucional de medidas referentes a agenda de inovação e tecnologia, bem como de apoio e assessoria aos Sindicatos e associados. O CITEC tem sua atuação orientada pelos seguintes eixos: Conexão Indústria, Universidade e Startup; Indústria 4.0; Políticas Públicas de Apoio à Inovação; Clusters e Arranjos Produtivos; Talentos para Inovação.

IFRS Campus Canoas

Campus Canoas do IFRS oferta educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Inova RS Serra e Hortênsias

O programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações visam a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico, com base na definição de prioridades locais, valorizando os potenciais regionais, como a Indústria 4.0 na Serra e Hortênsias.

IPD Eletron

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação (IPD Eletron) é uma Entidade Tecnológica Setorial, sem fins econômicos, criada pela ABINEE com a missão de estimular a pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio da promoção de parcerias entre empresas e centros de pesquisa, visando o aumento da competitividade industrial.

IPDMAQ

Personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular, fomentar e promover atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos e de inovação para concepção, projeto e produção de máquinas e equipamentos.

ISI Mecatrônica

ISI Petróleo, Gás e Energia

ISI SIM

ITEC/FURG

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul

Universidade Comunitária, Instituição de Ensino e Pesquisa - Oferta cursos de graduação e pós-graduação (Lato e Sticto Sensu) nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Ciências de Dados; além de desenvolver pesquisas em diversos campos da Indústria 4.0, como, por exemplo: Internet das Coisas, Machine Learning, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Cybersecurity, Simulação Computacional, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

SENAI/RS

Diagnóstico para a Indústria 4.0, Consultorias de Otimização, Automação e Digitalização. Desenvolvimento de Processos e Produtos para a Indústria 4.0, com o apoio de fontes de fomento (Embrapii, Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, Plataforma de Inovação), além de contar com equipe especializada para a capacitação de profissionais através de cursos customizados à necessidade industrial e oferta de cursos de pós-graduação voltados à aplicação das Tecnologia Habilitadoras.

SICT

Criada em janeiro de 2019, a SICT propõe, coordena e supervisiona a política do Governo do Estado voltada à Inovação, Ciência e Tecnologia. Como estratégia de atuação, a SICT atua a partir de projetos estruturantes, que disseminem as principais diretrizes e seus objetivos, alinhados com uma perspectiva de transformação e inserção de novas tecnologias portadoras de futuro, no apoio às parcerias entre Universidades e empresas, na modernização de setores tradicionais da economia e no fomento à inovação nos negócios.

SIMECS

O SIMECS, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, desenvolve ações para transformar a região através da promoção de mudanças tecnológicas e sociais, com o objetivo principal de fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da indústria. Com o projeto Do Lean à Indústria 4.0, o SIMECS busca inserir as indústrias no processo de transformação digital, indústria inteligente e cultura da inovação, possibilitando aos associados o desenvolvimento e aprimoramento de seus processos produtivos, melhorando assim a produtividade e reduzindo os custos de produção.

SINDIMETAL RS

Com uma base territorial que compreende 35 municípios do Vale do Sinos, Caí e Encosta da Serra, o SINDIMETAL RS representa e defende os interesses das categorias metalmecânica e eletroeletrônica, promovendo ações que visam o desenvolvimento das empresas. Tem em seu histórico a realização de diversos fóruns, meetings e um programa de capacitação, com foco nas temáticas Lean Manufacturing e produtividade, além de um Grupo Estratégico de Produtividade, que busca desmistificar a indústria 4.0.

UERGS

Universidade pública estadual que atua com ensino, pesquisa e extensão, sendo ator como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) para pesquisas em métodos e tecnologias para suporte a implantação dos conceitos de Indústria 4.0, prestando consultoria científica e aplicada.

ULBRA

Entidade de ensino superior com graduação, especialização, mestrado e doutorados, formando profissionais nas mais diversas áreas, especificamente na engenharia possuímos cursos em: produção, elétrica, química, civil, mecânica e mecânica automotiva.

Unilasalle

A Sociedade Porvir Científico denominada de Unilasalle possui atuação em cinco áreas do conhecimento: Gestão e Negócios, Inovação e Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida, Direito e Política, Educação e Cultura. Atualmente possui os cursos de engenharia de produção e engenharia elétrica atuando com diversas disciplinas relacionadas a indústria 4.0

Universidade de Caxias do Sul

A UCS, por meio de seus ambientes de inovação, desenvolve projetos de consultoria, pesquisa e desenvolvimento, cursos de extensão e pós-graduação junto à comunidade empresarial de sua abrangência. De fato, vem promovendo o mapeamento da maturidade da região na temática 4.0 e auxiliando na formação de profissionais e escolha das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 nas respectivas organizações.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Através dos seus laboratórios, a UFRGS desenvolve projetos de pesquisa aplicada com empresas dos diferentes setores, sendo estes relacionados às diferentes tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Os projetos podem variar desde o desenvolvimento e aplicação de tecnologias (hardware e software) até consultorias para o desenvolvimento da Jornada 4.0 e transformação digital das empresas.

Universidade Feevale

A Universidade Feevale é uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos. Desde sua criação, em 1969, a Instituição compreende que as dimensões científica e tecnológica estão fundamentadas na produção da ciência como instrumento para a elaboração de respostas e soluções aos problemas sociais nos diferentes campos do conhecimento. Para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, a Feevale compromete-se, portanto, com a produção do conhecimento, por meio da pesquisa científica e tecnológica e de programas de pós-graduação Stricto Sensu. Em relação à Indústria 4.0, tem desenvolvido estudos no âmbito dos seus cursos de graduação e pós-graduação, tendo à disposição, para além dos recursos humanos, uma infraestrutura de ponta para atender a comunidade.

URI CAMPUS DE ERECHIM

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim, é um universidade comunitária que atua na formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Em 2017 instituiu-se o Programa URI Indústrias para o desenvolvimento de projetos junto à empresas da região. O Programa integra professores, técnicos e alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção no desenvolvimento de produtos, soluções para implantação de tecnologias e modelos de negócio - nas modalidades de P&DI e consultoria, para a Indústria 4.0.

Faça parte da Rede!

A governança da Rede é composta por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classes, secretarias afins do governo do Estado e empresas do RS que já estão avançadas na implementação dos conceitos da Indústria 4.0, denominadas “empresas âncora”. Se você faz parte de uma destas organizações e deseja participar da Rede, faça seu cadastro aqui.