O mercado brasileiro tem um potencial enorme e está começando a ganhar tração à medida que as iniciativas de inovação aberta entre empresas consolidadas e startups evidenciam os resultados positivos. Porém, a Indústria Brasileira ainda carece de um nível de digitalização de processos e maquinários e este é um dos grandes obstáculos para a adoção dos conceitos da indústria 4.0 atualmente.
A HEDRO, startup especialista em desenvolvimento de sensores inteligentes para digitalizar processos e máquinas industriais, acaba de consolidar um acordo de investimento e parceria com a NOVUS, uma das maiores e mais importantes fabricantes de equipamentos para automação e instrumentação industrial do Brasil.
A Startup desenvolveu uma tecnologia que combina características do conceito de internet das coisas (IoT) e computação de borda, com uma plataforma de nuvem capaz de processar, organizar e entregar os dados para qualquer outra empresa, startup, universidade ou software. Isso possibilita que máquinas antigas das indústrias sejam conectadas à internet das coisas sem a necessidade de grandes investimentos e com dados de alta disponibilidade .
Atualmente, os sensores criados pela HEDRO estão viabilizando várias iniciativas de inovação das indústrias (como Gerdau, Tupy, Belgo Bekaert, Novo Nordisk, entre outros) e em 2021 teve um crescimento de 500% no faturamento.
Os sensores podem ser configurados pelos usuários para funcionarem de milhares de formas diferentes e os dados gerados são 100% disponíveis. Dessa forma, a startup está se posicionando como uma habilitadora da indústria 4.0 no Brasil, facilitando a execução de projetos inovadores entre as indústrias e outras startups especialistas em Manutenção Preditiva, Data Analytics, Inteligência Artificial e outras.
A parceria combina a inovação, criatividade e várias possibilidades de ingressar na nova economia, com a excelência e experiência tecnológicas da NOVUS, que vê muito potencial na sinergia das equipes trabalhando juntas.
Automação para a realidade brasileira
A Hedro se propôs a desenvolver uma solução nacional e ajustada à realidade da indústria brasileira para conectar as máquinas da indústria na internet das coisas sem que seja necessária a substituição dos equipamentos. Além disso, a startup propõe um modelo onde os dados coletados possam ser disponibilizados para qualquer outra empresa ou startup, possibilitando modernizar o processo produtivo das indústrias, acelerando consideravelmente a adoção de novas técnicas avançadas e novos modelos de negócios.
Cássio Barbosa, um dos fundadores da Hedro, evidencia o potencial da parceria para o setor industrial. “Nós estamos muito empolgados com a parceria firmada com a NOVUS. A estrutura de desenvolvimento tecnológico, o acesso à cadeia de fornecimento de componentes eletrônicos, todo o conhecimento técnico e o acesso ao mercado internacional, vão trazer uma força enorme para que a Hedro possa atingir seus objetivos de contribuir com a indústria Brasileira e com o ecossistema de inovação das nossas colegas indtechs”, enfatiza.
À frente da NOVUS, Marcos Dillenburg, CEO, também comenta a parceria com a HEDRO. “Nossa decisão de colaboração e investimento está alinhada com nossas estratégias de inovação aberta e de investimento estratégico em startups que tenham o hardware como elemento habilitador de seu negócio. Com nosso espírito inovador e experiência de 40 anos desenvolvendo, fabricando e comercializando globalmente produtos para a indústria, daremos à HEDRO a tração necessária para um crescimento exponencial.”
As empresas já começaram a trabalhar juntas e planejam, desde o momento, lançamentos de novos produtos e estratégias para levar os sensores para os mais de 60 países onde a NOVUS já tem clientes.