❮  Voltar para listagem

Na última sexta-feira, 9/7/21, foi realizada a reunião de kick-off do projeto Smart Supply Chain 4.0 da empresa Macrosul, financiado pelo programa FINEP Rota 2030. A Macrosul é uma empresa especializada em soluções de fornecimento de fixadores e “C parts”, localizada em Caxias do Sul, RS.

O projeto busca, via tecnologia, a criação de:

  1. Valor da Disponibilidade, disponibilizando produtos e serviços ao cliente por meio de entrega precisa e veloz. Empregando recursos de robotização como AMRs e prateleiras automatizadas no conceito kanban 4.0;
  2. Valor da Servitização Digital, serviços baseados em TI que vão além da simples entrega de produtos. Possibilidade de o cliente acompanhar os indicadores de SLA, consultar a evolução de consumo dos itens, faturas e tracking de embarque, ver status dos pedidos, lead-times e estoques disponíveis;
  3. Valor da Integração Digital, através de uma transparência permeável com a rastreabilidade e monitoramento de todas as informações ao longo de todo o processo Supply Chain (Visibilidade end-to-end).
Reunião entre funcionários da Macrosul e entidades parceiras para lançamento do projeto.

O Projeto conta com diferentes parceiros, cada um com objetivos específicos:

  • O Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS (NEO-UFRGS) tem por objetivo definir a jornada da Macrosul para alcançar o estágio de Smart Supply Chain 4.0, através de quatro etapas: (i) Diagnostico da maturidade digital para a integração horizontal da cadeia de suprimentos da empresa; (ii) Avaliação das principais tecnologias e soluções da indústria 4.0 focadas na integração horizontal que se aplicam ao contexto e negócio da empresa; (iii) Definição de um plano escalonado para a implementação das tecnologias 4.0 (Roadmap 4.0); (iv) Definição de critérios para seleção de fornecedores para as tecnologias e serviços necessários.
  • A Universidade de Caxias do Sul (UCS) tem por objetivo propor soluções para a automatização da logística do armazém da Macrosul, através de tecnologias avançadas como AMRs (Autonomous Mobile Robots).
  • A startup SOHA do parque tecnológico da PUCRS desenvolverá a solução Kanban 4.0 que permitirá, através de tecnologia IoT e integração de sistemas, o gerenciamento de forma automática e online do estoque e o consumo dos itens na linha de produção do cliente da Macrosul.
  • A SOMAR consultoria realizará a gestão do projeto e coordenação de todos os parceiros, além do mapeamento de processos e propostas de melhoria com foco na eliminação de desperdícios através da filosofia lean.
  • A Nanolaw realizará a intermediação da Macrosul com a FINEP para apresentação dos diferentes relatórios e prestação de contas.

O projeto é financiado através de recursos não reembolsáveis do programa FINEP Rota 2030 que tem por objetivo desenvolver a cadeia do setor automotivo por meio do fomento a projetos de todos os níveis de maturidade tecnológica (TRL 1 a 9). A Macrosul é fornecedora de empresas deste setor.

O projeto tem uma duração total prevista de 24 meses.

Conteúdos Relacionados

Redução de Lead Time - SKA + Inova

89% mais rápido: como a Inova reduziu seu lead time com a impressão 3D da Markforged Acessar matéria    ➔

MES3 para melhorar a rastreabilidade da produção na Dália Alimentos

Neste case apresentamos a solução de MES implementada pela Dália Alimentos em conjunto com a STW Soluções em Automação utilizado para a rastreabilidade dos produtos levando ao aumento da produtividade da fábrica. Acessar matéria    ➔

Lifemed aposta em IoT e Big Data para o desenvolvimento do Healthcare 4.0

Neste case, apresentamos a Lifemed que utiliza IoT e Big Data para fornecer produtos de Healthcare com conectividade e monitoramento em tempo real da saúde dos pacientes. Acessar matéria    ➔