❮  Voltar para listagem

Escrito por Jéssica Dornelles (Doutoranda e Pesquisadora no Núcleo de Engenharia Organizacional – NEO/UFRGS) e Valmir Kerber (Head de Indústria 4.0 na Florense).

A Florense Móveis é uma fabricante de móveis de alto padrão altamente customizados. Por meio da visão de ser referência em Indústria 4.0 para o setor moveleiro do Brasil, a Florense iniciou sua caminhada rumo a implementação de tecnologias considerando um Roadmap elaborado em parceria com o NEO-UFRGS para identificar em quais momentos as tecnologias alinhadas às necessidades da empresa deverão ser implementadas.

Desafio

Diante dos desafios de atender ao aumento da demanda por produtos customizados com a máxima eficiência, qualidade e produtividade, a Florense está buscando iniciar a sua Jornada 4.0 entendendo previamente a configuração de tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 que lhe permitirão atingir estes objetivos estratégicos. O grande desafio consistiu em levantar as oportunidades de melhoria e as soluções tecnológicas que podem ajudar os processos da empresa e considerar uma priorização da implementação das tecnologias considerando recursos humanos e tecnológicos para melhor atender aos objetivos estratégicos da empresa.

Solução

A Florense realizou um projeto em conjunto com o NEO-UFRGS para desenhar o Roadmap 4.0 da empresa. O projeto teve uma duração de um ano e foi realizado em três módulos.

O primeiro módulo buscou analisar o nível de maturidade da Florense e dos seus processos nos conceitos da Indústria 4.0. Isso foi feito por meio do mapeamento dos processos, sistemas e equipamentos de todos os setores produtivos da empresa. Além da identificação do nível de maturidade de cada um dos processos da Florense e do seu nível geral de maturidade, foram identificadas oportunidades de melhoria que poderiam ser implementadas por meio de soluções tecnológicas.

A partir dos inputs do primeiro módulo, o segundo módulo focou na visibilidade da planta e no levantamento de soluções tecnológicas para os processos da indústria. Diante disso, a análise focou-se na integração vertical de sistemas da empresa com o detalhamento dos módulos de MES adequados à realidade da Florense e os pontos de integração que deveriam ser aprofundados. Além disso, as tecnologias para cada uma das oportunidades dos processos prioritários foram listadas e descritas.

No módulo três foi construído um Roadmap 4.0 considerando as oportunidades de melhoria prioritárias segundo a visão da empresa e as soluções tecnológicas que poderiam ser implementadas para cada oportunidade. O Roadmap foi construído respeitando a sequência tecnológica adequada para que a Florense pudesse avançar dentro dos conceitos da Indústria 4.0. Para isso requisitos humanos e tecnológicos bem como as etapas de implementação para cada uma das soluções foram descritas. A partir desse detalhamento, o esforço e impacto para implementar as soluções foi determinado o que levou a construção do Roadmap considerando três momentos diferentes (curto, médio e longo prazo).

Como as necessidades do processo e as tecnologias evoluem com o passar do tempo, uma ferramenta que ajuda a empresa a avaliar os projetos de inovação tecnológica foi construída para que a Florense conduza o seu processo de melhoria contínua sob os conceitos da Indústria 4.0.

Benefícios

O desenho de um Roadmap 4.0 que considere as estratégias da empresa é o ponto de partida para uma entrada consciente na Indústria 4.0. Metodologicamente, o ciclo de melhoria contínua a ser seguido pela Florense pode ser uma referência para outras empresas que desejam caminhar na mesma estrada.

A adoção consciente das tecnologias seguindo um planejamento tem o potencial de trazer melhorias na produtividade, qualidade e eficiência em um mercado altamente competitivo. Além disso, a inclusão das pessoas no processo de transformação digital é fundamental para o sucesso da implantação. Isso vem sendo feito com maestria pela Florense, que inclui os trabalhadores e valoriza atividades artesanais em seu processo.

Para evidenciar a visão da empresa em se tornar referência em Indústria 4.0 na indústria moveleira do Brasil, a empresa formou um Comitê que tem como função estudar as soluções tecnológicas por meio da metodologia apresentada. Isso reforça a importância e o compromisso da empresa com a sua transformação digital, sendo uma empresa digna de reconhecimento não só no cenário moveleiro mas no cenário industrial em geral.