❮  Voltar para listagem

A série de Cases da Bruning contaram com a colaboração de Maurício Cavalli (supervisor de T.I), Fabrício Schmidt (gestor de T.I, projetos e qualidade) e Anderson Prante (analista sênior de Indústria 4.0 na área de T.I) entrevistados por Bruna Haubert.

A Bruning, fundada em 1947 na cidade de Panambi – RS, produz e fornece peças e conjuntos metálicos para 4 setores do mercado metal mecânico (agrícola, automotivo, construção civil e rodoviário). A Bruning atua como uma extensão das indústrias clientes, desenvolvendo peças com alta tecnologia. Os tanques de combustível em alumínio para o setor rodoviário, são considerados atualmente o produto principal e cabe ressaltar que a Bruning é a única empresa do Brasil a produzir este tipo de produto.

Simulação da montagem do eixo no veículo

Uma das aplicações de tecnologia na Bruning é a simulação da montagem do eixo no veículo. Um eixo é colocado em uma máquina simuladora que opera roboticamente simulando a instalação do eixo no veículo. Durante a simulação o sistema fornece dados sobre quais seriam os possíveis problemas que poderiam ocorrer ao montar o eixo no veículo e quais são as ações que devem ser tomadas para corrigir preventivamente a fragilidade identificada.

Os dados coletados são pertinentes a aproximadamente 36 pontos que são inspecionados durante a simulação, com o objetivo de verificar os aspectos de qualidade bem como as dimensões, as quais devem corresponder a parâmetros previamente estabelecidos, considerando uma margem de tolerância. Se a simulação valida os parâmetros em conformidade, o eixo é liberado. Caso haja parâmetros fora da tolerância, um laudo é emitido para que se realize a correção antes de ser enviado ao cliente.

Estas informações são armazenadas em banco de dados de forma que alimentem gráficos que possibilitam a análise de desempenho da linha e frequência da ocorrência das causas de rejeição. Esta ferramenta possibilita tomada de ação corretivas ou preventivas para melhorar o desempenho da linha e aumentar o percentual de aprovação das peças.

Destaca-se que neste processo de simulação de montagem não há interação humana, o processo ocorre completamente automatizado e a máquina executa a inspeção de forma autônoma.

Próximos cases da Bruning

Serão apresentados outros cases da Bruning. Todas as implantações dos sistemas apresentados agregam inteligência aos processos, garantindo maior qualidade e confiabilidade. O gerenciamento das tecnologias implantadas se dá por meio de uma matriz que ranqueia as tecnologias e identifica o nível de maturidade e a fase de desenvolvimento que se encontram. A escala TRL (Technology Readiness Levels) é utilizada para avaliar tecnicamente uma tecnologia e enquadrá-la em Níveis de Maturidade Tecnológica, sendo que utilizam níveis de 1 até 9, dependendo da maturidade de seu desenvolvimento, teste e homologação.

EM BREVE:

Inspeção de tanque – da Scania

Simuladores de layout de célula

Benefícios das tecnologias da Indústria 4.0 na Bruning

Sistema de integração vertical

Conteúdos Relacionados

Redução de Lead Time - SKA + Inova

89% mais rápido: como a Inova reduziu seu lead time com a impressão 3D da Markforged Acessar matéria    ➔

MES3 para melhorar a rastreabilidade da produção na Dália Alimentos

Neste case apresentamos a solução de MES implementada pela Dália Alimentos em conjunto com a STW Soluções em Automação utilizado para a rastreabilidade dos produtos levando ao aumento da produtividade da fábrica. Acessar matéria    ➔

Lifemed aposta em IoT e Big Data para o desenvolvimento do Healthcare 4.0

Neste case, apresentamos a Lifemed que utiliza IoT e Big Data para fornecer produtos de Healthcare com conectividade e monitoramento em tempo real da saúde dos pacientes. Acessar matéria    ➔