❮  Voltar para listagem

Os cases da AGCO nas plantas do RS prezam pela velocidade, por meio do POC (Prova de Conceito), importante para desenvolvimento de conhecimento e para validação técnica se o projeto segue em frente ou não, e do Piloto, que proporciona um rápido entendimento dos benefícios ou riscos de cada tecnologia em escala industrial, seguindo uma filosofia de “errar rápido e pequeno”. Hoje apresentaremos dois cases referentes Centros de Excelência de Wearables, sobre uso de Google Glass para manutenção preventiva e Exoesqueletos na linha de montagem.

Manutenção Preventiva no Google Glass

Divulgação: AGCO Canoas.

Por meio deste projeto, premiado pelo PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), a AGCO substituiu a realização em papel de controles de inspeção de manutenção preventiva por checklists digitais, através da implementação do Google Glass e utilização do aplicativo embarcado Proceedix. Com o Smart Glass, os operadores são guiados passo-a-passo por todos os itens que devem ser verificados e podem registram suas observações, possibilitando o controle e acompanhamento dos dados em tempo real pela supervisão. Além de alertar a área de manutenção se uma intervenção ou reparo for necessário. Como benefícios obteve-se velocidade na informação, melhora na disponibilidade da máquina (OEE), melhor controle dos dados e confiança para ações mais precisas.

Exoesqueletos na linha de montagem

Divulgação: AGCO Canoas.

O Exoesqueleto é uma tecnologia vestível que visa reduzir a tensão e fadiga muscular de operadores por meio da transferência da sobrecarga ao equipamento, promovendo maior conforto e estabilidade, além de reduzir o cansaço e o risco de lesões. A tecnologia foi implementada em estágios da linha de montagem para melhorar a ergonomia dos colaboradores encarregados, que notam os benefícios principalmente quando chegam ao final da sua jornada de trabalho.

Conteúdos Relacionados

FLORENSE móveis e UFRGS desenvolvem projeto para traçar o caminho da empresa para a Indústria 4.0

A Florense, fabricante de móveis de alto padrão de móveis, com sede em Flores da Cunha-RS, iniciou em maio deste ano uma parceria com o Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS para o desenvolvimento da Jornada 4.0 da empresa. Acessar matéria    ➔