❮  Voltar para listagem

Visibilidade da informação e monitoramento constante: como a NOVUS ampliou seu OEE

Com a aplicação de um sistema voltado para a eficiência produtiva, a fabricante de dispositivos eletrônicos NOVUS Automation teve ganhos relevantes na disponibilidade e performance de suas linhas produtivas. Os resultados obtidos com a implantação de poucos sensores e um equipamento dedicado, o DigiRail OEE, proporcionaram dados confiáveis para o monitoramento contínuo dos processos. Junto com um sistema MES, o acompanhamento dos indicadores em tempo real tornou a gestão da fábrica mais ágil e a tomada de decisões mais assertiva.

Em 16 meses, observou-se a evolução nos indicadores de disponibilidade e performance geral nos processos, com crescimento na ordem de 2% e 7% respectivamente. Junto, também foi possível atingir maior acuracidade dos registros de qualidade com consequência direta na redução deste indicador.

Hoje, a NOVUS vivencia na prática as facilidades de uma implementação de tecnologias 4.0 na manufatura, uma realidade alcançada no seu chão de fábrica através da criação do ambiente ideal de conectividade entre equipamentos e processos de forma confiável e robusta.

Posicionamento interno: Digitalização do processo de manufatura no contexto da indústria 4.0 e da competitividade industrial

Ter a informação correta, no local certo e no momento certo é um diferencial competitivo que pressiona indústrias para a atualização tecnológica dos seus processos. A integração do processo produtivo com a tecnologia é a principal característica da Indústria 4.0 e talvez o principal diferencial de sucesso das empresas atualmente.

Para se manter-se competitivas, cada vez mais, as empresas de manufatura devem garantir que as atividades necessárias para fabricar qualquer tipo de produto sejam realizadas e guiadas para a redução de perdas e desperdícios, tendo como resultados maior eficiência e maior assertividade nas tomadas de decisões. De modo geral, mesmo considerando a manufatura digital como uma inovação tecnológica, os processos tradicionais da engenharia de produção seguem relevantes como os pilares de sustentação e do sucesso na implantação das ferramentas computacionais e tecnológicas.

Em uma visão moderna e complementar às estratégias organizacionais tradicionais, o processo industrial da NOVUS se apresenta como um pilar para o sucesso e resultados da empresa. Existe o claro entendimento sobre a relevância e necessidade de assertividade das estratégias industriais para o modelo de negócio atual e, para isto, os investimentos em novos projetos em manufatura ocorrem proporcionais aos objetivos da empresa. As iniciativas são alinhadas com conceitos e projetos dentro de uma jornada de implementação da indústria 4.0

A infraestrutura 4.0 da NOVUS

Com baixo investimento em equipamentos, optou-se por utilizar uma unidade de DigiRail OEE por célula de manufatura em conjunto com dois sensores fotoelétricos para detecção e contagem de produtos conformes e não conformes que saem da linha. Os investimentos em sistema foram realizados conforme contrato com a desenvolvedora da solução MES e vinculada a seis pontos de monitoramento sem limites de acessos. Com isto, foi possível obter visibilidade e transparência das informações, assim como os ganhos econômicos proporcionados em função do aumento da disponibilidade e performance das linhas.

O uso do DigiRail OEE e do software Livemes nas linhas de produção da NOVUS tornou a informação disponível imediatamente e com precisão. Atualmente, todos os dados são coletados de forma automática em tempo real e estão acessíveis para qualquer colaborador. Os processos produtivos bem mapeados, com dados confiáveis e disponibilizados imediatamente, permitiram a melhoria contínua dos processos, evitando paradas desnecessárias de linha, modos de falhas de qualidade, taxas de produção incorretas e baixos indicadores de performance.

Atualmente, as informações do processo são disponibilizadas em nuvem e facilmente acessadas no ambiente fabril por operadores, supervisores, gerentes e diretores em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Como a NOVUS ampliou a eficiência produtiva adotando OEE e software MES na sua planta fabril

Apesar de a NOVUS possuir uma forte cultura de melhoria de processos, antes de 2020 muitos dados ainda não eram coletados de forma automática e imediata. As tradicionais planilhas em Excel, uso de CLPs e a dependência do apontamento por parte dos operadores não atendiam às necessidades na velocidade e precisão necessários. As análises de paradas e origens dos problemas eram realizadas de forma assíncrona às ordens de produção em processo. A frequência nas análises da produção ocorria semanalmente, o que acabava prejudicando a tomada de decisão mais imediata.

A decisão de implantação da solução MES ocorreu simultaneamente ao lançamento do produto DigiRail OEE desenvolvido e fabricado pela própria empresa. O DigiRail OEE é um módulo de I/O dedicado para aplicações IoT e projetado para sistemas industriais OEE (Overall Equipment Effectiveness) e MES (Manufacturing Execution System).

O Digirail OEE possui como características principal a robustez e as aprovações para ambientes industriais, garantindo a confiabilidade do monitoramento em ambientes mais agressivos. Sua capacidade de buffer de memória interna garante retenção e integridade de dados em uma eventual queda de conexão com a rede, mantendo o registro de dados de forma contínua. Fornecido com protocolo MQTT seguro, o DigiRail OEE transmite dados de forma nativa para Google Cloud, Microsoft Azure, Amazon AWS, NOVUS Cloud ou qualquer outra plataforma de nuvem IoT compatível.

Atualmente, a NOVUS possui seis linhas produtivas sendo monitoradas em tempo real, com equipes voltadas a processos, é possível o realizar o monitoramento de paradas de linha, assim como a performance e níveis de qualidade no momento que a produção está ocorrendo. As análises, que antes eram semanais, passaram a ser diárias e imediatas as ocorrências em linha. Sempre que um desvio é identificado, é possível atuar imediatamente e mitigar o problema e consequentemente promover a melhoria contínua em nossos processos, assim como obter melhores índices em nosso OEE.

Tendo como perfil de negócios a alta diversidade de produtos, alta disparidade de demandas, assim como vendas pulverizadas em diferentes mercados, a busca por maior eficiência e melhores resultados econômicos é o que nos motiva para a transformação digital de nossa fábrica.

Resultados alcançados

Como resultado direto do monitoramento do OEE nas células produtivas e implantação do MES no ambiente industrial da fabricante da NOVUS, observou-se uma evolução real de 8% no OEE. Houve, também, aumento na disponibilidade das linhas, no desempenho das células produtivas e melhor acuracidade nos registros de qualidade.

O uso do DigiRail OEE nas próprias linhas de produção, conferiu à NOVUS maior efetividade no acompanhamento e tratamento das ações corretivas, bem como melhorou o sincronismo entre planejamento e realização das operações no chão de fábrica.

A maturidade dos processos, somada ao conhecimento e agilidade das equipes internas, permitiu à NOVUS acompanhar a evolução e manutenção do seu índice OEE acima de 74%, níveis considerados históricos pelos gestores. Com os resultados plenamente satisfatórios alcançados até aqui, existe a certeza de que será possível chegar a maiores níveis de integração entre sistemas e seguir com projetos desafiadores, rumo a uma produção mais autônoma.

Conteúdos Relacionados

Instituto SENAI utiliza simulação para desenvolvimento de robô pintor

Neste case apresentamos a solução para implementação de um robô pintor para navios desenvolvido por meio de simulação. Acessar matéria    ➔

MES ENTERPRISE AUXILIA TECNOTRI A REDUZIR 60%DO TEMPO DE PARADA DAS MÁQUINAS

Apresentamos o case de sucesso da Tecnotri junto com a Allcance para a implementação do sistema MES focado no processo de rotomoldagem plástica da empresa. Acessar matéria    ➔

Adoção de conceitos de Indústria 4.0 pela Freedom Veículos Elétricos melhora processos e produtos

A Freedom vem se modernizando e adotando conceitos da Indústria 4.0 como automação e conectividade para melhorar seus processos e produtos, garantindo a satisfação dos clientes Acessar matéria    ➔