❮  Voltar para listagem

Primeira edição do Code the future será voltada para a qualificação de mulheres no mercado de trabalho.

Pessoa de camisa preta

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

São Leopoldo (RS), 17 de fevereiro de 2022 – “Codifique o futuro”. O projeto da SKA em parceria com o Senac São Leopoldo surge justamente com o intuito de preparar e inserir estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI) no mercado de trabalho, preparando-as para os desafios. As inscrições para a primeira edição do projeto iniciaram no dia 14 de fevereiro e são voltadas exclusivamente para alunas do Ensino Médio Integrado ao Curso de Técnico em Informática para Internet do Senac.

A primeira edição do projeto é destinada para estudantes que se identifiquem com o gênero feminino. A intenção com esse pré-requisito é aumentar a representatividade de mulheres no meio da tecnologia, promovendo, assim, trocas mais enriquecedoras entre os times.

Proposta

Code the future consiste em um curso gratuito oferecido pela equipe de desenvolvimento da SKA, e traz como principal objetivo promover a conexão entre instituição de ensino e empresa para acelerar a formação de jovens talentos nas áreas de programação e desenvolvimento de software. Além da capacitação, as participantes do projeto têm a possibilidade de serem convidadas a integrar o time da SKA na modalidade de contratação de estágio.

O projeto visa capacitar estudantes no âmbito das tecnologias que mais possuem oportunidades em aberto, considerando a defasagem de mão de obra que o mercado de tecnologia enfrenta. A diretora do Senac São Leopoldo, Lianamar da Silveira Rosa, fala sobre este cenário:

“Preparar nossos jovens para a atuação no mundo do trabalho estruturado em tecnologia é um dos maiores desafios contemporâneos. Um dos caminhos para isso é a quebra de paradigmas, como a ideia de que apenas alguns grupos de pessoas têm habilidade para atuar em TI. O projeto Code the future vai proporcionar que jovens meninas tenham uma experiência prática com a área e vai abrir portas para a inserção na empresa. Estamos felizes com esta parceria para mais um projeto inovador.”

A ideia central do projeto é introduzir o conceito de indústria, suas problemáticas e as soluções propostas pela SKA neste âmbito. A partir disto, as estudantes devem desenvolver um projeto baseado no sistema de coleta MES (Manufacturing Execution System) aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como utilizar ferramentas e linguagens de programação atuais.

Mercado de trabalho

A oportunidade de capacitação destas jovens vem como resposta ao cenário em que o Brasil se encontra de falta de mão de obra na área da tecnologia. Segundo o levantamento iMonitor IT, a previsão é de que o setor de TI cresça cerca de 20% neste ano. O único fator limitante para que esse avanço ocorra é justamente a falta de profissionais qualificados para preencher os cargos que surgirem.

Segundo o CEO da SKA, Siegfried Koelln, “a SKA sempre se preocupou em ter uma boa relação com instituições de ensino, pois acreditamos que a educação é o principal alicerce para o futuro. Quem está em sala de aula hoje pode revolucionar o mundo amanhã, então é muito importante preparar e capacitar estes jovens”.

Sobre o curso

O curso possui 36 horas de duração, divididas entre encontros presenciais e mentorias remotas. As aulas ocorrerão no contraturno escolar das participantes, das 13h30 às 16h30, todas as terças-feiras, nas dependências do Senac São Leopoldo (Tecnosinos Padre Rick, salas 101 a 110, São Leopoldo/RS), de 22 de março a 26 de maio de 2022.

Conteúdos Relacionados

Instituto SENAI utiliza simulação para desenvolvimento de robô pintor

Neste case apresentamos a solução para implementação de um robô pintor para navios desenvolvido por meio de simulação. Acessar matéria    ➔

MES ENTERPRISE AUXILIA TECNOTRI A REDUZIR 60%DO TEMPO DE PARADA DAS MÁQUINAS

Apresentamos o case de sucesso da Tecnotri junto com a Allcance para a implementação do sistema MES focado no processo de rotomoldagem plástica da empresa. Acessar matéria    ➔

Indústria 4.0 na NOVUS: a importância do OEE e sistemas MES

A NOVUS implementou a digitalização em seu processo de manufatura, vivenciando as facilidades da Indústria 4.0 e ampliando a eficiência produtiva. Acessar matéria    ➔