❮  Voltar para listagem

Elaborado por Allcance e disponibilizado para divulgação na Rede RS por Ricardo Costa e Maurício Scorteganha

A TECNOTRI

Fundada em maio de 2001, a Tecnotri Indústria de Plásticos produz uma linha completa de produtos para logística interna, externa e reversa, a partir de um processo de fabricação conhecido como Rotomoldagem plástica.

Com materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta, a Tecnotri cria soluções para aumentar a segurança, produtividade e eficiência das empresas nos mais diferentes setores: industrial, automotivo, químico, agrícola, construção civil, farmacêutico, higiene e limpeza, alimentício e meio ambiente.

O DESAFIO

Ao longo dos anos, a Tecnotri criou diversos indicadores para medir a eficiência como: Horas disponíveis x realizadas e Peso processado. Porém, a grande dificuldade sempre foi a qualidade da informação, pois extraíam dados do ERP, que traz informações teóricas sobre a produção, e também de planilhas de controle paralelas. Ou seja, os dados não ficavam centralizados em um único local. Outro problema é que a coleta desses dados e a transformação em indicadores era muito trabalhosa e defasada, já que só tinham a informação atualizada uma vez por mês.

O IMPULSO PARA A MUDANÇA

Em 2017, a Tecnotri foi selecionada para participar do programa Scale-Up Indústria realizado pela Endeavor, onde estabeleceu um contato mais próximo com os conceitos da Indústria 4.0.

A Tecnotri voltou do programa com a convicção de que era possível iniciar a trajetória da empresa rumo à Indústria 4.0 e contataram a Allcance para uma reunião. Nesta reunião, a Allcance apresentou o trabalho de pesquisa na área, desenvolvido ao longo de muitos anos.

Assim, concluíram que seria desenvolvido o Allcance MES (Manufacturing Execution System), e a Tecnotri auxiliaria com o conhecimento do processo de Rotomoldagem, fornecendo a infraestrutura necessária para os testes.

A SOLUÇÃO: MES ENTERPRISE

O desenvolvimento do software foi muito rápido. Em 7 meses foram realizados os primeiros testes de apontamentos e, 3 meses depois, iniciou o monitorando todas as máquinas da Tecnotri. A partir de então, a Tecnotri passou a acompanhar todo o processo produtivo, do início ao final, 24 horas por dia.

Com a implementação completa da solução a Tecnotri obteve:

Indicadores confiáveis e disponíveis em tempo real para melhorar a produtividade. A indústria espalhou televisões com dashboards por toda a fábrica, sala do PCP e direção.

Gestão visual que permite identificar os problemas no momento exato em que eles acontecem e buscar soluções para resolvê-los imediatamente.

Dados históricos para analisar os motivos de parada, perda de eficiência e não conformidades por máquina, operador, turno, produto, entre outros.

Priorização das ações e monitoramento da sua eficácia.

Justificativas reais para ajustes caros em moldes e a aquisição do RWTC por causa das peças cruas e queimadas, por exemplo.

Operadores cientes das metas e engajados com a empresa na busca de soluções para melhorar o seu desempenho.

Com isso, por meio da implantação do Allcance MES, foi possível criar um ambiente de melhoria contínua na Tecnotri.

RESULTADOS OBTIDOS

Criação de um ambiente de melhoria contínua;

Eliminação da atividade de coleta de dados e alimentação de indicadores;

Redução de 60% do tempo de máquina parada;

Redução de 50% das não conformidades;

Redução de 45% do tempo de setup;

Aumento de 53% de OEE;

Aumento de 20% do peso processado.

Saiba mais sobre esse case:

Live de apresentação do Case Tecnotri e Allcance

Conteúdos Relacionados

Instituto SENAI utiliza simulação para desenvolvimento de robô pintor

Neste case apresentamos a solução para implementação de um robô pintor para navios desenvolvido por meio de simulação. Acessar matéria    ➔

Indústria 4.0 na NOVUS: a importância do OEE e sistemas MES

A NOVUS implementou a digitalização em seu processo de manufatura, vivenciando as facilidades da Indústria 4.0 e ampliando a eficiência produtiva. Acessar matéria    ➔

Adoção de conceitos de Indústria 4.0 pela Freedom Veículos Elétricos melhora processos e produtos

A Freedom vem se modernizando e adotando conceitos da Indústria 4.0 como automação e conectividade para melhorar seus processos e produtos, garantindo a satisfação dos clientes Acessar matéria    ➔